sábado, 23 de novembro de 2013

Cinco motivos para acompanhar a saga Jogos Vorazes.

Pra você que ainda não achou motivação para acompanhar a saga Jogos Vorazes (Hunger Games) , mesmo que seu amigo tenha te torrado a paciência pra ver os filmes ou ler os livros,eu vou te dizer os 5 melhores motivos para voltar atrás e correr pro cinema - e livraria - mais próximo.
 Jogos Vorazes é uma distopia - um universo caótico que geralmente possui algum tipo de governo ditador - criada pela autora Suzanne Collins. A saga conta a historia de Katniss, uma garota que vive em um mundo pós-apocalíptico. Em Panem, o país onde se passa a historia, os ricos vivem em uma cidade chamada Capital, onde seus visuais exóticos colorem as ruas de ponta a ponta, em quanto os distritos a sua volta vivem na miséria, sobrevivendo ano a ano com a opressão sobre suas cabeças. Uma vez a cada ano acontecem os Jogos Vorazes, é cada distrito é obrigado a enviar um menino e uma menina de 12 a 18 anos para representar seu distrito em uma batalha até a morte na arena.
 Existem vários pontos fortes na série, mas aqui estão os principais motivos - na minha opinião - pelo qual você não pode perder tempo.

 Ótima adaptação.



Jogos Vorazes foi sem duvida uma das series mais bem adaptadas para o cinema. Todos os fatos importantes dos livros estão presentes nos filmes, é não seria errado dizer que em alguns pontos a atuação dos atores deu uma emoção a mais as cenas. O elenco foi muito bem escolhido, é acho que isso se deve ao fato que a Suzanne acompanhou a produção dos longas bem de perto, coisas que outros autores não se interessam em fazer - é com você mesmo que eu estou falando Rick Riodan!- é isso fez toda a diferença no filme. Tirando um alteração ou outra, o essencial da historia foi apresentando perfeitamente. Os fãs não tem do que reclamar.

Personagens Inspiradores.



Se apegar a um personagem é muito fácil. Quando você esta lendo um livro ou vendo um filme, com o ponto de vista daquele personagem, é fácil demais caminhar a favor dele. Mas nem sempre você pode trazer as ações dele para vida real. Eu amo a filosofia de Dexter, mas não é algo que eu me espelho - se não já estaria na cadeia né - mas em Jogos Vorazes você tem uma variedade de personagens muito humanos que tem um monte de coisa boa pra mostrar. A Katniss é uma sobrevivente, é você se sente mais forte só de olhar pra ela. Finnick não é só um rostinho bonito para ser exposto, ele tem um monte de amor e coragem pra acrescentar, além de mandar muito bem com um tridente. E Peeta... não quero nem falar dele, como esse menino pode sem tão bom? Pode isso?

É intenso pra caramba.



A historia por si só é bastante forte. Um bando de crianças se matando em uma arena nunca é algo fácil. Mas como não é só de tragedia que vive o publico, as historia esta cheia de dramas emocionais. Temos a relação entre irmãs com Katniss e Prim, que as vezes parece mais maternal que fraternal. A beiradas de um romance com Peeta, é um quase triangulo com o Gale. Além de toda tensão entre os acontecimentos da arena, que fazem você esquecer como respirar.

Katniss Everdeen.


Katniss veio pra quebrar a regra que toda heroína tem que ser uma boneca inexpressiva que precisa ser salva do grande monstro malvado. Se Bella Swan deixou um monte de pré-adolescentes sonhando com um vampiro brilhante, Katniss monstra que as vezes temos que deixar a futilidade de lado, junto com a pilha de contos de fadas e por um pé da realidade. Ela sustenta sua família e se arisca todo tempo,pesando cada decisão que ela toma e como isso vai afetar sua família é as pessoas em seu distrito.E claro que temos um fundo romântico - Peeta seu lindo <3 - ela merece um amor também, mas ela tem ideais.Sua família esta correndo perigo e seu país sendo oprimido. Ela acaba se tornando um simbolo para revolução, a esperança de todos vivem e morrem com ela. Ela não pode se dar ao luxo de ser fraca, é ela sabe disso. E mesmo assim ela ainda é um garota comum, com traumas e pesadelos que a perseguiram pra sempre. E ela lida com tudo isso um passo de cada vez, colocando os interesses do povo acima de si própria. 


 E mais que apenas ficção. 

Antes de tacarem as pedras, não estou dizendo que tudo aquilo é real. Obviamente infelizmente é um obra de ficção, mas com valores muito reais. Os fatos são construídos em cima de um critica politica e social. O mundo esta se deteriorando é algumas pessoas não percebem isso. Ha divisão das classes altas (capital, os primeiros distritos...) e as inferiores como o Distrito 12 é bem delineada durante todo o enredo. Temos um governo que impôs uma regra violenta para um povo mudo. Panem não é um  lugar feliz, é temos a prova disso a cada capitulo. Ha muitas perdas, é um monte de personagens tem que lidar com isso da forma que puder. E um historia de revolução e busca pelos seus direitos, um conceito novo em um mundo onde fazer twerk é a maior noticia do momento. 

2 comentários:

  1. Gostei da heroína ,e da forma como a descreveu "deixar os contos de fadas " Muito bom !!!
    Beijos *--*

    http://poemadecadadia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado gata ;D Katniss da um banho das princesas mesmo rs

      Excluir